domingo, 21 de novembro de 2010

Se proteja na infovia.

Um pretenso guia de segurança. Leia até o final, abra os Links, APRENDA.

Uma vez meu compadre Magrelo, me disse a filosofia do Seu Bezerra da Silva.
"Malandro é malandro, mané é mané". Não entrarei no mérito do Malandro, ma sim do mané.

Primeiro que o cara não sabe com quem está mexendo.
Não, não sabe. Ou esqueceram de avisar.

Mas vamos direto as dicas e depois explicamos um pouquinho do que aconteceu com um exemplinho bobo de um fato que aconteceu algumas horinhas atrás (aliás se quiser detalhes ou suporte, entre em contato, danibron76@gmail.com será um prazer ajudá-los).

As primeiras são bem genéricas. Servem para qualquer Sistema.

1 - MUDE SUA SENHA A CADA 2 MESES
É muito chato isso, sim é, também acho, mas ajuda MUITO a "evitar" acessos alheios a sua vontade.

2 - UTILIZE CARACTERES DIVERSOS NA SENHA E TENHA UMA SENHA FORTE
A maioria dos sites, mostram se sua senha é forte ou não. Se for possível utilizar caracteres como $%#*@! USE! É importante e aumenta a segurança pois aumentar a quantidade de caracteres e tentativas

3 - CUIDE DE SUA SENHA COM CARINHO
Não dê sua senha PARA NINGUÉM, menos ainda se for pela internet. Não cadastre perguntinhas óbvias que qualquer pesquisa ache sua resposta e assim reconfigure sua senha.

4 -QUANDO EFETUAR ACESSO, NÃO SALVE A SENHA NUNCA,
Quando você salva a senha os browsers (qualquer um deles) salva um Coockies para guardar sua senha e usuário. Muitos programas decifram esses coockies então limpe sempre os arquivos temporários.

5 - SÓ ACEITE AJUDA DE PESSOAS CONHECIDAS, ASSIM COMO O ACESSO E PEDIDOS DE AMIZADE.
Existem robôs para pedir amizade, preencher informações ou mesmo simular uma conversa. Portanto priorize pessoas conhecidas, não aceite todo mundo por ser mais um seguidor, amigo ou o que seja.

6 - CRIE O HÁBITO DE VERIFICAR REGISTRO DE LOGON.
A maioria dos sistema registram o acesso dos usuários ao sistema, gravam, o IP de origem, data, hora, verifica o Browser utilizado e o Sistema Operacional, é perfeito para começar uma pesquisa de busca, investigação ou auto-proteção. Geralmente nesse histórico é possível fechar sessões abertas.

7 - GOOGLE E FACEBOOK DISPONIBILIZAM FERRAMENTAS DE SEGURANÇA USE-AS.
Ambos os gigantes das redes sociais,  disponibilizam ferramentas como SMS para envio de acessos suspeitos isso ajuda você a controlar, QUANDO ESTÃO ACESSANDO de locais indevidos, você está curtindo com seus amigos, namorados, no teatro, cinema ou num almoço de amigos e recebe um SMS dizendo que você esta acessando de uma máquina não comum. É uma boa proteção.

8 - FERRAMENTAS DE PESQUISA E BUSCA
Existem algumas ferramentas básicas em qualquer sistema operacional que podem te ajudar a "pesquisar" ou "buscar" quem esta "brincando" contigo. A começar pelo Ping, TraceRoute, PortScan e LookUp que podem te mostrar ONDE A PESSOA ESTÁ ou pelo menos de ONDE FORAM FEITAS AS AÇÕES EXCUSAS. O Google pode te ajudar, ferramentas de WHOIS, assim como ferramentas como NTOP, Sniffers e afins, porem essas são um pouco mais avançadas.

Agora o Exemplinho.
  Tem gente que se acha especial, imbátivel. Pra começar te liga de número escondido e internacional (VoIP), Tolinho não conheço quase nada disso "queridão".
Utiliza robô para fazer algumas coisas em horas não suspeitas, quando está no meio do nada ou com pessoas que poderão servir de "álibi", sim isso é possível, mas mesmo assim, você acha quem faz as coisas.
  A pessoa usa Lan House, no caso mais próximo utilizou uma chamada Magic no Mandaqui, mais uma vez "Tolinho" e também utiliza acessos externos, nesse caso vale uma observação ou utiliza uma VPN, Rampa/Bridge ou tenha apelado para auxílio externo, acontece bastante, mas como disse, sempre é possível achar.
  O mais estranho é acesso direto de endereço do Speedy e do Virtua (você acha que não existe registro de acesso do Modem?) como você acha que eles conseguem configurar seu Modem remotamente? Porque eles não sabem que é você e onde você está? Acorda né "queridão", estuda mais, procura mais ajuda...

Por fim é sempre bom alertar, não faça as coisas por si mesmo. O tiro pode ser no pé.

Em 2006/2007 teve um caso bem interessante (nomes e idades fictícias rs) pode ser visto aqui. Como dizem nos filmes QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA (hahahaha dúvidas por e-mail).

Procure sempre uma delegacia na sua cidade ou região que lide com crimes virtuais, seja entre outros, por difamação, estelionato, fraude bancária ou pedofilia (a pior para este que vos escreve).

Em São Paulo
Dúvidas e notícias de crimes podem ser feitas pelo e-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br
Atende pelo telefone 11 6221-7030 .
Pessoalmente no endereço Av. Zaki Narchi, 152 - Carandiru - São Paulo/SP. 

No Rio de Janeiro
DRCI - Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática
Endereço: Rua da Relação, 42, 8º andar, Centro - Rio de Janeiro (RJ) 
Fone: (21) 3399 - 3201/ 3399 - 3202

Em Belo Horizonte
DERCIFE - Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Informática e Fraudes Eletrônicas
Endereço: Av. Antônio Carlos, 901, Lagoinha - Belo Horizonte (MG) 
Fone: (21) 3399 - 3201/ 3399 - 3202 

Em Curitiba
Polícia Civil do Paraná 
Endereço: Rua José Loureiro 540, Centro - Curitiba (PR)
Fone: (41) 3883-8100 . 
e-mail: cibercrimes@pc.pr.gov.br 

Em Brasília
Delegacia Especial de Repressão a Crimes Eletrônicos, Brasília (DF)
Endereço: Setor Áreas Isoladas Sudoeste, Bloco D - Brasília (DF). Fone: (61) 3362 - 5898/3361 - 9589


Bom, acho que é isso. Espero poder ajudar vocês (que lêem) a se proteger um pouco mais e a se defender acima de tudo DENTRO DA LEI e das normas e padrões Internéticos.

--
Continue a Navegar... Continue a Navegar...

3 comentários:

  1. Fala Dani, num vem mais pra brasilia naum. Falou tudo, quem quer brincar com os outros obtenha o "savoir-faire" antes. Gostei da indicação das delegacias, é melhor mesmo indicar ainda mais quando tem peritos capacitados e gabaritados (hãhãã) para fazer o trabalho.
    Salut
    An

    ResponderExcluir
  2. Essas merdas de redes sociais. Acabam com os fóruns, com as listas de discussão e ainda te denigrem.
    Que saudade da BBS.
    Precisando de ajuda me chama.
    Rogério Baüss

    ResponderExcluir
  3. 3 palhaços...
    (Mas tive que apagar o Spider)

    Obrigado pela ajuda, mas não precisa de nada.

    []'s

    Daniel

    ResponderExcluir

Pode meter a boca!