terça-feira, 1 de novembro de 2016

CES 2017 (50 anos) preview



Oláaaaa Enfermeira.

Viciados em tecnologia, adoradores de inovação, entre bits e bytes, lambidas e mordidas a pouco mais de dois meses da CES 2017, com expectativa de mais de 150 mil visitantes nessa edição comemorativa, vamos falar um pouco dela e o que podemos e devemos esperar.

Como comentei no começo do ano, não fui na CES'16, infelizmente muita gente não foi, estamos em recessão brava, com a economia aos frangalhos e o varejo tentando dar suas pernadas pois braçadas a muito não enxergamos.

Participei de duas webconferêcias de lançamento da CES'17, no dia 25 último a Unveiled CES em Paris. E em Setembro o lançamento do registro para a CES de 50 anos, com novidades da feira mais famosa de inovação e tecnologia em geral.

Não dividirei por tipos de produto/tecnologia (deixo isso para as impressões da feira), mas gostaria de dividir minhas expectativas.


  1. Novos Marketplaces:
    Esse ano teremos Marketplaces (as divisões da feira) novos, desmembrados e que ganham mais importância:
    - Baby Tech
    - Family Technology
    - Sports Tech (separado de Fitness)
    - Beauty Tech (separado de Saúde e Bem Estar)
    Além desses temos o fortalecimento de áreas como:
    - Smart Home (nossa querida automação residencial)
    - Realidade Aumentada
    - Saúde e Bem Estar
    E não poderia deixar de destacar pra mim uma das maiores novidades ACESSIBILIDADE, voltado a tecnologia assistiva (assistive technologies), um mercado em profusão, ainda liderado por governos e fundações, mas com alta taxa de crescimento.
  2. Sleep Tech
    Embora anunciada como mais um Marketplace ainda está vinculado a Saúde e Bem Estar, porém mesmo dentro dela terá seu espaço delimitado, apresentado pela National Sleep Foundation, trará diversos produtos e serviços para esse segmento: “De rastreadores do sono e alarmes silenciosos à iluminação do quarto, ruído branco (supressores de ruído) e até camas inteligentes, as tecnologias do sono nos ajudam a assumir o controle de nossas rotinas noturnas e a rejuvenescer de forma eficiente”, disse Gary Shapiro, presidente e diretor executivo da Consumer Technology Association na Unveiled Paris.
    No começo do ano comentei do produto que me chamou muita atenção da fabricante Sleep Numbers um colchão inteligente, adaptado a cada pessoa e personalizável, que além disso capta o sono de seu usuário (https://www.sleepnumber.com/). Eu que tenho uma certa dificuldade em dormir gostei muito.
  3. Unveiled Las Vegas
    Dias antes da abertura da feira, algumas empresas fazem a demonstração de seus produtos lá mesmo em Las Vegas, não é bem uma novidade, mas agora é mais aberto e pode-se inscrever antecipadamento para conhecer as grandes inovações.
  4. O renascer do Smart Homes
    Já foi o tempo que Automação era coisa para milionário. Já passou também de ser apenas para rico. Sistemas integrados e volumosos deram espaço a pequenas soluções rápidas e eficazes, controles de iluminação simples como as lâmpadas "Hue", sistemas de som integrado como o "Sonos", projetores de fácil instalação Ultra Short Throw.
    Facilitados com aplicativos como o Google Home ou o Apple Home eles estão voltando a profusão e abrindo um cenário para startups e micro empresas que disponibilizem serviços rápidos, configuração, orientação e pequenas integrações.
    Finalmente o DIY está acontecendo e os produtos se proliferando, geralmente com as alcunhas Smart -XYZ ou ABC Inteligente.
  5. 50 Anos de CES
    Por fim, mas não menos importante ressalto os 50 anos da feira, me parece que está retomando o sonho de ser uma feira de inovação, independente de telas e sons de alta fidelidade ou os drones e impressoras 3D dos últimos anos. Está generalizando e abraçando todas as tecnologias e todos os seguimentos, por isso mais do que nunca ela se torna especial e importante pra quem quer estar a frente ou mesmo criar o futuro e não apenas surfar as ondas. 

Early Adopters, Tech Fan, Googlemaniácos e Applemaniácos, cruzem os dedos e torçam (assim como eu) para estar lá. Ou ao menos acompanhem uma das melhores feiras do mundo.


Danibron, de uma galáxia não muito distante mas ainda dentro desse planetinha azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode meter a boca!