quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Previsibilidade e Inconstância (Blablabla para se auto-distrair)

Vamos lá uma pessoa tem diversas características que são mutáveis na vida, dependendo da visão de cada pessoa essa característica pode ser uma qualidades ou um defeitos

Duas características chatas de se encontrar numa pessoa e pior em si mesmo são a previsibilidade e a inconstância. 

Uma pessoa previsível torna a expectativa menor dos seus atos pois seus próximos sabem o que ela vai fazer em determinadas circunstâncias, pode ser bom ou pode ser ruim para a outra pessoa, bom pois ela pode contar com isso e sabe o que será feito ou ruim pois pode tornar a vida monótona, sem graça e pouco divertida.

Por exemplo uma pessoa diz "eu nunca mais vou fazer isso" mas o isso ela fez a vida inteira, conscientemente, e seus próximos sabem que ele vai fazer, seu histórico diz que ele vai fazer, seria uma surpresa se durasse anos sem fazer. Por exemplo, tem um episódio de Friends onde o Ross desafia o Chandler a apostar que ele não fica uma semana sem tirar barato dos outros. Isso é impossível para ele, ele é assim. É previsível que ele não consiga por isso se aposta.

Já uma pessoa inconstante não mantém uma linha de raciocínio eterna, pode ser confundida com volúvel, pode ser confundida com uma falta de assiduidade ou ainda com uma falta de fidelidade, tudo isso pode ser dito de pessoas inconstantes, mas a que mais vejo como "vantajosa de ouvir" e que utilizarei aqui é ser mutável. A pessoa muda de idéia conforme as informações que recebe. Mais uma vez isso pode ser considerado bom ou ruim, depende da outra pessoa que sente essa mudança na pele. Pode ser um simples, "nunca mais comprarei pãozinho nessa casa e quero ser um mico de circo se eu fizer isso" e minutos depoi dizer "vamos na padaria". Como pode ser algo muito desagradável, como ouvir: "vamos fazer o bolo de chocolate pois estou com vontade" e o inconstante responde "vamos sim", minutos depois outra pessoa diz "ai queria tanto bolo de doce de leite" e o inconstante fala para a primeira pessoa "doce de leite é bom também né?". Desagradável ouvir isso.

Gosto de utilizar exemplos bizarros, se uma pessoa diz que nunca entraria em uma casa em chamas, pois seria suicídio certo, mas ela vê dentro da casa seu filho gritando pedindo socorro, a informação mudou, ele tem um conceito formado de não entrar, mas a adição de informação ao ver seu filho lá dentro lhe faz entrar correndo sem pestanejar, sem planejar, podendo causar coisas piores. E porque isso? Porque ele de pose de uma nova informação mudou sua opinião. 

Outro exemplo que pode ser considerado esdrúxulo, mas infinitas vezes menos trágico é encontrar um pai que diz ao filho, "você vai comer tudo antes de sair dai". Eles fizeram esse trato, mas no meio do prato a criança não consegue mais comer, o pai condoído com o desespero da criança que chora (mesmo tendo milhares de pessoas que não tem nada para comer) muda de idéia pois viu que a criança se alimentou bem e pode até manter uma sobremesa, resgatando fatos para sua auto-afirmação, "mas ele tem comido bem nos últimos x dias" ou "ele creceu 4 cm em um mês". Fato é foi inconstante e se tornou vulnerável. Podendo se tornar inclusive previsível aos olhos do filho que pode passar a manipulá-lo sempre com os mesmos argumentos.

Pais só vêem isso e aceitam depois que é tarde demais.

Bom, mas tudo isso pra que? Por quê? Pois acredito piamente que sou/fui inconstante em certas ocasiões, que eu nem achava que era e que me fizeram mal e fizeram mal a pessoas próximas, filhos, mulher, família ou amigos. Mas fui em outras por me PERMITIR olhar o outro lado e nessas horas não fiz o mal, mas sim o bem.

Assim como fui previsível (e muito previsível, igual a saber que a noite vem depois do dia) que não iria fazer certas coisas, ao primeiro sinal de um "presta atenção no que você esta falando" ou um "se liga". Tal qual um adolescente dentro do quarto com som alto ouvindo patience, querendo chamar atenção. Mas também fui previsível quando não desisti de alguns ideais, quando as pessoas depositaram confiança em mim e eu mantive minha palavra e dei minha cara a tapa para bancar algo ou alguém.

Como diria minha avó Antônia: "Quem quer fazer, faz. Não anuncia. Olha seu omelete de batata aqui."

Cotinue a Nadar... Continue a Nadar...